Vídeos

 

   

 

 

    

 

 

 

   

 

 

Monsenhor France Franic

Home / Monsenhor France Franic

Entrevista com Monsenhor France Franic – Acebisto de Split (Croácia)

             O Arcebispo emérito de Split, Monsenhor Franc é um dos bispos mais respeitados na Croácia.

            Entrevista feita por Stipe  Pudja, em Glas Mira, em novembro de 1993.

            P: Senhor Bispo, que significa, o fenômeno Medjugorje e como o vive pessoalmente?

            Mons. Franic: O fenômeno Medjugorje, vejo e vivo-o como uma continuação das aparições de Lourdes e de Fátima. As mensagens de Maria convidam a sociedade de hoje, como no passado recente, à verdadeira conversão incitando-nos ao amor a Deus e ao próximo, através da oração, da penitencia e da recíproca reconciliação entre as pessoas entre os povos, entre as religiões e entre as culturas, centrada no perdão quotidiano e no amor fraternal. E isto não é outra coisa senão a repetição da advertência que Cristo faz a todos e a cada um de nós: “Se não arrependerdes, perecereis todos da mesma maneira!”

            P: O seu parecer coincide com o de muitíssimos peregrinos quando afirmam que experimentaram uma mudança difícil de descrever por palavras?

            Mons. Franic: Eu, pessoalmente, recebi, em Medjugorje, um convite interior profundo. Entendi, então, que também eu deveria converter-me. A mesma coisa, naturalmente, o sentiram muitíssimos peregrinos, vindos de todo o mundo até aquele lugar sagrado. A nossa convicção é de que Deus está presente em todos os lugares com a Sua Misericórdia e que, no que diz respeito às Suas graças, Ele não as vincula exclusivamente a um local!

            Todos sabemos que, desde os princípios da Igreja, existem lugares onde Deus distribui mais graças de curas espirituais e corporais do que noutros. Deste fato me dei conta, igualmente, verificando os frutos de muitas curas ocorridas em Medjugorje e que continuam a verificar-se. Além do mais, eu próprio tive uma experiência particular, para mim milagrosa, que me convenceu quanto à autenticidade e importância das mensagens da Virgem.

            P: As mensagens de Medjugorje são profundamente religiosos e estão intimamente relacionadas com e Evangelho: falam de conversão, de penitência, de oração e convidam à paz. Neste sentido como interpreta as mensagens de Medjugorje.

            Mons. Franic: Estas mensagens, de valor universal, são um estímulo para a Nova Evangelização da Europa e do mundo. Elas requerem, particularmente, um respeito mútuo e o amor entre os povos, entre as religiões, as culturas e os sistemas políticos, através de uma recíproca colaboração entre as religiões e os povos.

   

parte da entrevista com Monsenhor France Franic – Livro O Lugar do Amor